Giratina-Origin + Diancie-Mega + Ferrothorn

Esse time foi um pedido do jogador Caio Portilho.

A tier solicitada foi Smogon Ubers, e os pokémons escolhidos foram Giratina-Origin, Diancie-Mega e Ferrothorn. A composição do time é:

 

  • Arceus 

Arceus-Water @ Splash Plate
Ability: Multitype
Evs: 240 HP / 252 Def / 16 Spe
Bold Nature
IVs: 0 Atk
-Judgment
-Ice Beam
-Toxic
-Recover 

O Arceus foi equipado com Splash Plate, fazendo com que torne-se Water type.

Sua Nature e EV’s são voltados para HP e Defense para entrar em fortes sweepers físicos da tier, como Ho-Oh, Groudon-Primal e Salamence-Mega.

Esse investimento em Speed é para passar Base 90 sem Nature favorável, tais como Kyogre, Giratina, Groudon, etc.

JUDGMENT é seu STAB, e bate muito forte em Ho-Oh. ICE BEAM é principalmente para Salamence-Mega e Rayquaza.

TOXIC causa dano progressivo ao decorrer dos turnos, pressionando uma troca, gerando assim momentum para utilizar RECOVER.

Ele consegue sobreviver a apenas um golpe do Salamence-Mega com 1 DD, mesmo caso tenha Stealth Rock no seu lado do campo, e dar OHKO. Portanto, não deve entrar apanhando na troca.

+1 252 Atk Aerilate Mega Salamence Double-Edge vs. 240 HP / 252+ Def Arceus-Water: 262-310 (59.4 – 70.2%) — guaranteed 2HKO after Stealth Rock

0 SpA Arceus-Water Ice Beam vs. 4 HP / 0 SpD Mega Salamence: 332-392 (100 – 118%) — guaranteed OHKO

Após o dano de Stealth Rock, ele tem 75% de chances de dar OHKO no Ho-Oh e sobrevive a dois golpes em 23.8% das vezes.

208+ Atk Life Orb Ho-Oh Brave Bird vs. 240 HP / 252+ Def Arceus-Water: 173-204 (39.2 – 46.2%) — 23.8% chance to 2HKO after Stealth Rock

0 SpA Splash Plate Arceus-Water Judgment vs. 248 HP / 52 SpD Ho-Oh: 200-236 (48.1 – 56.8%) — 75% chance to OHKO after Stealth Rock

 

  • Diancie-Mega  

 

Diancie-Mega @ Diancite
Ability: Clear Body
Evs: 80 Atk / 252 SpA / 176 Spe
Naive Nature
-Diamon Storm
-Moonblast
-Earth Power
-Protect 

A Diancie foi solicitada como o Mega do time. Sua Nature junto com os investimentos em Speed passam Base 100 com Nature favorável, investimento máximo em Special Attack e o restante em Attack.

MOONBLAST é seu STAB especial, e tem 30% de chance de reduzir o Special Attack do oponente.

DIAMOND STORM é seu STAB físico, e tem 50% de chance de aumentar sua Defense ao atingir um oponente.

EARTH POWER é bom para coverage e bate bem forte em Groudon, um Pokémon bastante presente nessa tier.

PROTECT garante que ela possa mega evoluir em segurança, além de poder “Stallar” oponentes.

 

  • Ferrothorn 

 

Ferrothorn @ Leftovers
Ability: Iron Barbs
Evs: 252 HP / 56 Def / 200 SpD
Sassy Nature
IVs: 0 Spe
-Gyro Ball
-Power Whip
-Leech Seed
-Stealth Rock 

O Ferrothorn é o Hazard Setter e principal resposta para Xerneas, desde que o mesmo não tenha Focus Blast, e Kyogre.

GYRO BALL é seu STAB utilizado principalmente contra Xerneas, muito presente na tier.

POWER WHIP é outra STAB, servindo por vez para bater em Kyogre e Arceus-Water bem forte.

LEECH SEED, junto com Leftovers, é sua forma de recuperação, drenando aos poucos a vida do oponente.

STEALTH ROCK é para punir as trocas adversárias, podendo também confundir o oponente sobre o Groudon ser ofensivo ou defensivo.

 

  • Groudon-Primal

 

Groudon-Primal @ Red Orb
Ability: Drought
EVs: 248 HP / 252 Def / 8 SpD
Impish Nature
-Precipice Blades
-Fire Punch
-Dragon Tail
– Thunder Wave

O Groudon-Primal, por possuir um bulk físico alto, foi escolhido como defensivo. Porém, mesmo sem investimentos, ele possui um Attack muito alto.

A Nature, jutamente com os inventimentos em Defense e HP, o tornam uma Wall física bem consistente, permitindo que pegue alguns jogadores de surpresa.

PRECIPICE BLADES é seu STAB principal e, mesmo sem investimentos, causa um dano considerável para um bulk sem investimento ofensivo.

FIRE PUNCH é seu outro STAB que, graças a sua habilidade Desolate Land, ganha um boost considerável. Sua accuracy é 100% e ainda tem 10% de chance de causar Burn no oponente.

DRAGON TAIL impede que oponentes (com exceção de Xerneas) setupem na frente dele, e que Defogers sejam punidos com um dano razoável, pois em grande parte são Dragon types (Salamence, Lati@s, Giratina, etc.)

THUNDER WAVE pega alguns jogadores de surpresa, principalmente Kyogre e Xerneas que entrarem na frente dele, paralisando-os e tornando mais fácil que o resto do time lide com eles.

 

  • Giratina-Origin 

 

Giratina-Origin @ Griseous Orb
Ability: Levitate
EVs: 248 Atk / 248 Def / 12 Spe
Adamant Nature
-Shadow Force
-Dragon Tail
-Shadow Sneak
-Defog

O Giratina-O é o Defoger do time, além de ser um bom sweeper físico.

Os investimentos em Attack e a Nature são para maximizar seu potencial ofensivo, enquanto o resto é investido em Defense para que seja bulk e Speed para passar Diancie com Speed máxima antes que mega evolua.

Griseous Orb é obrigatório para que se transforme em sua forma Origin, além de dar um boost em 20% nos seus STABs, que é o caso de todos os golpes desse moveset.

SHADOW FORCE é seu STAB mais forte. Bate forte em quem não resista e seja imune, e o deixa invulnerável por 1 turno.

DRAGON TAIL é STAB e expulsa o oponente de campo, sendo ideal para lidar com setupers e até Defogers, tendo em vista que são em grande parte, Dragon types.

SHADOW SNEAK é seu STAB priority, sendo uma ótima alternativa para dar Revenge Kill em oponentes enfraquecidos e atacar antes do oponente caso necessário.

DEFOG remove as Hazards de ambos os lados do campo, portanto deve ser usado com cautela.

Ele segura um golpe do Arceus com +2 de Attack, podendo expulsá-lo de campo e causar um pouco de dano nele.

+2 252+ Atk Life Orb Arceus Shadow Claw vs. 0 HP / 248 Def Giratina-O: 325-385 (73.6 – 87.3%) — guaranteed 2HKO after Stealth Rock

248+ Atk Griseous Orb Giratina-O Dragon Tail vs. 4 HP / 0 Def Arceus: 105-124 (27.4 – 32.4%) — 78.9% chance to 3HKO after Stealth Rock

 

  • Lugia 

 

Lugia @ Leftovers
Ability: Multiscale
EVs: 248 HP / 124 Def / 136 Spe
Bold Nature
IVs: 0 Atk
-Ice Beam
-Toxic
-Whirlwind
-Roost

A Lugia atua como Mixed wall, podendo executar várias funções.

Investimento máximo em HP garante que seja bem bulk, enquanto a Speed é para passar Base 95 com Nature favorável (Rayquaza, Kyurem-W, etc.) e o restante em Defense.

ICE BEAM é para pegar Dragon types como Rayquaza e Salamence-Mega, pois devido a seu bulk, pode segurar golpes deles muito bem, principalmente caso Multiscale esteja ativada.

TOXIC causa um dano maior a cada turno, pressionando a troca, gerando assim momentum para se curar com ROOST e ativar novamente sua ability, Multiscale.

WHIRLWIND expulsa o oponente de campo, sendo bom contra setupers, principalmente contra Xerneas, que é imune a Dragon Tail.

ROOST recupera 50% de sua vida e perde o Flying type, diminuindo assim suas eventuais fraquezas por 1 turno.

Clique aqui para ver o importável do time!!

REPLAYS

 

 

CKj2 vs. Elfar9

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Eric Tamay

Recém ingressado no competitivo (2015), já é organizador administrativo e redator da LOP-DF. Foi também o primeiro professor sancionado pela Nintendo Company™ e Premier Tournament Organizer do Distrito Federal. Amante da cultura japonesa, tecnologia, super carros e Pokémon, tem 23 anos e é estudante de Engenharia Mecânica na Universidade de Brasília.