Regras Gerais

Nos eventos mensais da LOP-DF irão ocorrer dois torneios no dia marcado, exclusivamente com os jogos Pokémon Sun e Pokémon Moon para Nintendo 3DS, sendo que somente serão aceitas inscrições de participantes que estejam com seu próprio portátil e jogo. Na LOP, chamamos os torneios mensais de Gyms. O vencedor de cada um dos torneios, além de ganhar a premiação e somar pontos a cada vitória para o ranking anual, tem o direito de desafiar o Gym Leader. Caso vença, o desafiante conquista a insígnia oficial do respectivo Gym. Com 8 insígnias, o jogador conquista o direito de desafiar, oficialmente, a Elite Four Nacional. As inscrições para os dois Gyms serão feitas ao mesmo tempo, tendo início às 12h e encerramento às 12h50, sendo possível se inscrever para ambos. O primeiro torneio tem início às 13h e o segundo começa por volta das 14h30min.

Quanto ao local, os torneios serão realizados na loja Player vs Player (PvP). A PvP é uma loja especializada em arcades, card games, RPG, jogos de tabuleiro e produtos geek. A loja disponibiliza o espaço para estimular todo o tipo de competição possível se tratando de games e cards e está localizada no seguinte endereço: CLN 410, Bloco D Loja 8, Asa Norte, Brasília – DF. A Player vs Player tem um perfil no Facebook.

Abaixo estão as regras gerais, adotadas nacionalmente pela LOP-BR:

Smogon Rules – As regras padrões e as tier lists utilizadas são aquelas adotadas pela comunidade competitiva do site Smogon University, salvo torneios realizados no metagame VGC 2017 que vão adotar as regras oficiais da Nintendo. Alterações que ocorram após o anúncio oficial dos torneios mensais da LOP-DF só entrarão em vigor nos torneios seguintes.

6×6 Battle – Cada treinador deve carregar consigo 6 Pokémon durante todo o torneio.

Normal Rules – A opção “Normal Rules” deve estar ativada como Battle Rule. Nesse modo, todos os Pokémon acima e abaixo do Lv 50 são nivelados para esse nível.

Pokémon Banidos – Aegislash, Arceus, Blaziken, Darkrai, Deoxys, Deoxys-A, Deoxys-D, Deoxys-S, Dialga, Genesect, Giratina, Giratina-O, Groudon, Ho-Oh, Kyogre, Kyurem-W, Landorus-I, Lugia, Lunala, Mewtwo, Palkia, Rayquaza, Reshiram, Shaymin-Sky, Solgaleo, Xerneas, Yveltal, Zekrom e Zygarde-Complete. Tal lista está de acordo com formato Single Battle e o metagame Over Used, podendo ser alterada de acordo com o metagame utilizado no torneio em questão (Anything Goes, Uber, Under Used, Rarely Used, Never Used e Partially Used).

Itens Banidos – Blazikenite, Gengarite, Kangaskhanite, Lucarionite e Salamencite. Tal lista está de acordo com formato Single Battle e o metagame Over Used, podendo ser alterada de acordo com o metagame utilizado no torneio em questão (Anything Goes, Uber, Under Used, Rarely Used, Never Used e Partially Used).

Abilities Banidas – Moody, Power Construct e Shadow Tag.

Moves Banidos – Double Team, Minimize e Swagger.

Species Clause – Dois ou mais Pokémon utilizados nas batalhas não poderão ter o mesmo número na National Dex.

Item Free – É permitido o uso de itens repetidos no time.

Recovery Free – Qualquer tipo de recuperação de HP está permitida durante todo o torneio.

Sleep Clause – Só é permitido induzir o status Sleep em apenas um Pokémon adversário por vez. Essa cláusula não é aplicada caso o oponente auto-induza esse status (como por exemplo, por meio do move Rest), seja afetado por efeitos como Magic Bounce ou o golpe Magic Coat em move indutor de Sleep, seja induzido por meio da ability Effect Spore ou execute o move Encore em move indutor de Sleep de seu adversário.

OHKO Ban – Golpes que derrotam o Pokémon do adversário instantaneamente, One-Hit-KOs, estão banidos (Guillotine, Fissure, Horn Drill e Sheer Cold).

Baton Pass Clause – Só é permitido o uso de no máximo um Pokémon com o move Baton Pass por time. Além disso, não será permitido passar “boost” de Speed junto com boost de outro status.

Event Pokémon – Estão banidos Pokémon exclusivamente distribuídos em eventos presenciais fora do Brasil e que tenham moves exclusivos de evento. Exemplo: Chansey e outros com move Wish, Wynaut com o move Tickle, Oddish com o move Leech Seed, etc.

Draw Game Clause – Se o Pokémon final do treinador usar Selfdestruct, Explosion, Destiny Bond, Perish Song ou Final Gambit e causar empate da luta, o Pokémon que usou o move perde. Se o Pokémon final do treinador usar um move que cause Recoil, ou estiver segurando Life Orb, e causar o empate da luta, o Pokémon que usou o move ganha. Se ambos Pokémon cairem devido a dano causado por weather, o que caiu por último é o vencedor. Se o empate for causado pelas abilities e/ou itens Rough Skin, Aftermath, Liquid Ooze, Iron Barbs, e Rocky Helmet, o Pokémon com a ability ou item ganha.

Observações importantes:

– Para cada Ginásio o treinador poderá cadastrar até 10 Pokémons no momento da inscrição, sendo permitida a troca entre eles ao longo do torneio;

– Em uma luta, caso um jogador utilize a opção Run ou desligue o 3DS (de forma proposital ou não) acarretará em derrota deste. Cabe ao outro jogador, porém, considerar se uma nova luta seria feita ou não;

– Está expressamente proibido o uso de Pokémon ou itens equipados que até o momento são impossíveis de serem conseguidos, feitos por qualquer tipo de programa de alteração do game. Caso seja flagrado usando Pokémon ilegal, o participante será automaticamente desclassificado do torneio, mesmo que o fato não influencie a luta;

– O jogador que demorar 90 segundos em todos os turnos da batalha com intuito de vencer “no tempo” será desclassificado do torneio. A organização deverá ser informada com antecedência para analisar a partida;

– Tais regras estão presentes em todos os torneios, exceto quando a regra específica do Gym estipular o contrário.